Mello Cury
MELLOCURY EVENTOS E PROJETOS

Treinamento de corredores de provas de rua

Um programa baseado em pesquisas científicas, em princípios do treinamento, em uma periodização crítica- analítica e em protocolos científicos de dimensionamento de cargas.

Antonio Luiz Cury Mello

TREINAMENTO DE CORREDORES DE PROVAS DE RUA

O nosso programa de preparação de corredores de provas de rua é desenvolvido presencialmente pelo prof. Antonio Luiz Cury de Mello (autor dos livros “Preparação de corredores de provas de rua de A a Z” - Scortecci, 2020; “Corrida de Rua: 70 lições para o treinador” - Scortecci, 2021; “Corrida de Rua: Dicionário do Treinador” - Scortecci, 2023)

CARACTERÍSTICAS DO NOSSO PROGRAMA EM TODAS AS SESSÕES DE TREINAMENTO

Mello Cury

Com a turma da tarde!!!

  • 1. RESPEITAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Não existem dois seres vivos iguais e os indivíduos reagem de forma diferente aos estímulos aplicados, seja no campo dos sistemas metabólicos ou no âmbito dos processos moleculares ou, ainda, na esfera dos fenômenos neuromusculares. Dessa forma, um programa de treinamento deve ser individualizado e personalizado, uma vez que atividades físicas genericamente prescritas por algum aplicativo produzem resultados medíocres, aumentam o perigo de lesões e são um risco para a saúde.

Mello Cury

Patrícia de Souza Gonçalves, Pace de 4 Min. nos 10K

  • 2. CONTROLAR A INTENSIDADE DOS ESTÍMULOS PELA FC

É imprescindível prescrever e controlar a intensidade dos estímulos na aplicação das cargas de treinamento.. Ao contrário da grande maioria dos programas de preparação com receitas on-line, que não levam em consideração essa premissa, a nossa metodologia utiliza as chamadas “zonas alvo”, que são faixas de frequência cardíaca calculadas a partir da FCmáx do aluno, monitoradas durante os treinos por meio de frequencímetros e que correspondem, cada uma delas, a diferentes objetivos no processo de treinamento. Negligenciar a necessidade de controlar a intensidade na aplicação das cargas resulta na ineficácia do método utilizado, na ampliação da possibilidade de lesões e se constitui no maior erro que o treinador pode cometer.

Mello Cury

Gisele Mariano Ribeiro: 10k em 52 minutos (Primeira da direita para a esquerda)

  • 3. SOBRECARGA DE ACORDO COM PROTOCOLOS CIENTÍFICOS

Quando os métodos de treinamento são aplicados, o organismo sofre adaptações que ocorrem como uma resposta fisiológica ao stress provocado pelos estímulos. A questão é que, após um determinado tempo sendo submetido a uma mesma carga, esse estímulo passa a não ser suficiente para provocar novas adaptações. Daí a necessidade de que, gradativamente, a sobrecarga seja aumentada de acordo com protocolos científicos (e NÃO de forma aleatória e sem critério), com vistas a uma preparação eficaz, consistente e sem riscos de lesões.

Mello Cury

Emerson José de Lima, 10K em 46 minutos!!!

  • 4. UTILIZAR UMA PERIODIZAÇÃO CRÍTICO ANALÍTICA

Nosso programa de treinamento adota variações da periodização clássica tendo em vista a análise crítica dos diferentes contextos (idade, gênero, composição corporal, condições físicas iniciais, FC máxima, FC no limiar anaeróbio, background de atividade física, avaliação física, número de treinos na semana, metas estabelecidas, testes de carga periódicos, etc.) que devem ser levados em consideração no planejamento e desenvolvimento dos mesociclos e microciclos integrantes do macrociclo anual. Sem periodizar NÃO vai funcionar!!!

Mello Cury

Com a turminha da manhã

  • 5. BASEAR AS DECISÕES NOS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO

Os princípios do treinamento são pressupostos comprovados cientificamente, irrefutáveis e absolutos, e devem, obrigatoriamente, nortear qualquer prescrição de intensidade, volume, duração, frequência e densidade das cargas aplicadas, com vistas a uma preparação segura, consistente e sem risco de lesões, de forma a não comprometer a saúde de quem está suportando consideráveis exigências de esforço com o propósito de melhorar sua performance. Aqui, se o treinador errar vai LESIONAR!!!

Mello Cury

Turminha do fim da tarde!!

  • 6. CORREÇÕES TÉCNICAS CONSISTENTES E FREQUENTES

A preparação técnica, que é impossível de ser feita por prescrições on-line, é fundamental e imprescindível para evitar as lesões musculares e as intercorrências ósseas e articulares. A correção dos gestos técnicos e o aperfeiçoamento das ações motoras biomecânicas da corrida devem merecer a atenção do treinador em todas as sessões de treinamento, e consiste na aplicação de exercícios específicos para cada dificuldade ou incorreção apresentada pelo corredor, de forma que ele possa desenvolver a consciência corporal, estrutura psicomotora que vai permitir a automatização do gesto técnico correto e a realização de uma corrida com amplitude, fluência e naturalidade e precisão. É um processo de longa duração que exige do treinador dedicação e disposição, e por parte do aluno, determinação e força de vontade. A partir da automatização e estabilização da técnica correta, o objetivo da preparação passa a ser a busca pela personalização do movimento e a descoberta de formas próprias na execução dos fundamentos, ou seja, a adoção de um estilo pessoal, que é a expressão individual do chamado estereótipo dinâmico motor, condição imprescindível para a economia de energia e para uma redução expressiva das probabilidades de ocorrência das temíveis lesões nos joelhos, pés, região lombar e na cabeça do fêmur.

TREINAMENTO DE CORREDORES DE PROVAS DE RUA

Você precisa saber que

  • A nossa metodologia considera e respeita, em todas as suas diretrizes, as mais recentes pesquisas científicas e os estudos e recomendações das principais organizações internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a American Heart Association (AHA), o American College of Sports Medicine (ACSM) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) entre outras, objetivando uma preparação saudável e segura dos seus alunos.
  • É fundamental treinar com quem estudou o assunto. Não é incomum, por exemplo, encontrarmos receitas de treinamento na internet ou, até memo, aplicados por treinadores formados, prescrevendo pausas com a duração de 30 segundos entre estímulos aplicados nos treinos intervalados intensivos, seja qual for o indivíduo que está sendo submetido ao treinamento. Se o professor estiver aplicando o método para um jovem de 20 anos ou para uma senhora de 35 anos que acabou de ter o terceiro filho, ou ainda, para uma veterano da terceira idade, a prescrição continua a mesma: intervalos de 30 segundos. NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! O intervalo entre os estímulos está relacionado com a redução da FC a um determinado nível, e deve ser calculada pelo treinador a partir da FCmáx. do aluno e monitorado por frequencímetros. O princípio da individualidade biológica ao mesmo tempo que nos alerta para esses absurdos, sinaliza também o risco para a saúde da aplicação de protocolos genéricos, sem fundamentação científica e prescritos inconsequentemente.

ANTONIO LUIZ CURY DE MELLO

É graduado em Educação Física, pós-graduado pela USP, especialista em Treinamento Esportivo pela FEC, pesquisador em preparação de fundistas e já orientou mais de noventa Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Participou de seminários, congressos, estágios, cursos, e competições em Gotemburgo (Suécia), Hjörring e Frederickshavn (Dinamarca), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Oneonta e Syracuse (USA), Münster e Oldenburg (Alemanha), Portsmouth (Inglaterra), Aberdeen (Escócia) e Brugge (Bélgica) e dos encontros científicos dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) e Santiago (Chile).

É autor dos livros “Preparação de corredores de provas de rua de A a Z” (Scortecci, 2020), “Corrida de Rua: 70 lições para o treinador” (Scortecci, 2021), “Corrida de Rua: Dicionário do Treinador” (Scortecci, 2023) e de diversos estudos e artigos sobre emagrecimento, promoção de saúde e qualidade de vida.

Foi professor da Faculdade de Educação Física da Osec, da Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul, da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, da Faculdade de Educação Física da Unisa, da Faculdade de Educação Física UniÍtalo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É Head Coach do “programa de preparação de corredores de provas de rua” da empresa Mello Cury Eventos e Projetos e vem aplicando com sucesso sua metodologia de treinamento desde 2004.

Em 2019 foi homenageado pelo CREF-G/SP (Conselho Regional de Educação Física de São Paulo) por sua trajetória profissional e pela sua contribuição para a Educação Física e para o Esporte.

Mello Cury

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O PROFESSOR CURY

Mello Cury
Mello Cury

Excelente profissional.

Gisele Ribeiro
Mello Cury

Ele ama o que faz.

Islane de Oliveira
Mello Cury

Grande mestre! Gratidão.

Manoela França
Mello Cury

É um privilégio treinar com ele.

Francisco dos Santos
Mello Cury

Conhecimento gigantesco.

Emmanuelly Medeiros
Mello Cury

Experiência enriquecedora.

Guilherme Reis Silva
Mello Cury

Enciclopédia, sabe tudo!

Jennifer Matos
Mello Cury

Metodologia excelente, na teoria e na prática!

Emerson de Lima
Mello Cury

Professor incrível.

Clecyane Dourado
Mello Cury

Grande mestre!

Alisson Ferreira
Mello Cury

Mestre excepcional!

Lu Ribeiro
Mello Cury

Carismático e com uma mente brilhante.

Werick de Menezes
Mello Cury

Muita sabedoria!

Rychelle Agra
Mello Cury

Altamente capacitado!

Willian Carvalho
Mello Cury

Profissional espetacular e inspirador.

Adriano Arruda
Mello Cury

Ele é incrível e escreveu ótimos livros!

Dayane Matos
Mello Cury

Muito conhecimento!

Ginaldo da Silva
Mello Cury

Gratidão!

Maria de Andrade Garcia
Mello Cury

É gratificante poder compartilhar a experiência que estou tendo.

Débora Araujo
Mello Cury

Só tenho o que agradecer!

Antonio Amorim
NÃO ARRISQUE A SUA SAÚDE TREINE COM QUEM TEM VIVÊNCIA PRÁTICA CARREIRA ACADÊMICA DE SUCESSO EXPERIÊNCIA EM TREINAMENTO RESULTADOS RECONHECIDOS

Um programa baseado em pesquisas científicas, em princípios do treinamento, em uma periodização crítica- analítica e em protocolos científicos de dimensionamento de cargas.

Ligue Agora