Mello Cury
MELLOCURY EVENTOS E PROJETOS

Programa de Emagrecimento método 4Ps

Profissionais da área da saúde com o objetivo de atuar em diferentes setores do mercado de fitness, esportes e qualidade de vida.

Mello Cury Mello Cury

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

A empresa Mello Cury eventos e projetos ampliando o seu programa de emagrecimento, atende agora, também, pequenos grupos, com o seu método dos 4 Ps.

Formulado com base em:

  • Mello Cury Pesquisas científicas.
  • Mello Cury Princípios do treinamento.
  • Mello Cury Periodização analítica.
  • Mello Cury Protocolos de ajuste das cargas.

O “Método dos 4 Ps, desenvolvido desde 2015 pelo professor Antonio Luiz Cury de Mello, é aplicado pessoalmente por ele e por sua equipe em todas as sessões de treinamento do nosso programa de emagrecimento.

Considerando a natureza e os objetivos do programa em questão, estabelecemos como nossa:

VISÃO: “Mudar a vida das pessoas” decorrente desta Visão foi definida como nossa

MISSÃO: “Fazer o nosso aluno ser mais feliz” assumindo como princípios os seguintes

VALORES: "Eficácia, Comprometimento e Resultados”.

ANTONIO LUIZ CURY DE MELLO

É graduado em Educação Física, pós-graduado pela USP, especialista em Treinamento Esportivo pela FEC, pesquisador em programas de emagrecimento, promoção de saúde e qualidade de vida, e já orientou mais de noventa Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Participou de seminários, congressos, estágios, cursos e encontros de especialistas em Gotemburgo (Suécia), Hjörring e Frederickshavn (Dinamarca), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Oneonta e Syracuse (USA), Münster e Oldenburg (Alemanha), Portsmouth (Inglaterra), Aberdeen (Escócia) e Brugge (Bélgica).

É autor dos livros “Preparação de corredores de provas de rua de A a Z” (Scortecci, 2020), “Corrida de Rua: 70 lições para o treinador” (Scortecci, 2021), “Corrida de Rua: Dicionário do Treinador” (Scortecci, 2023) e de diversos estudos e artigos sobre emagrecimento, promoção de saúde e qualidade de vida.

Foi professor da Faculdade de Educação Física da Osec, da Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul, da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, da Faculdade de Educação Física da Unisa, da Faculdade de Educação Física UniÍtalo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É Head Coach da Divisão de Treinamento Personalizado da empresa Mello Cury Eventos e Projetos e vem aplicando com sucesso o Método dos 4 Ps desde 2015.

Em 2019 foi homenageado pelo CREF-G/SP (Conselho Regional de Educação Física de São Paulo) por sua trajetória profissional e pela sua contribuição para a Educação Física e para o Esporte.

Mello Cury
MÉTODO DE EMAGRECIMENTO

AS 20 Diretrizes do Método do 4Ps

Mello Cury

Débora, Miguel e Sarah

  • 1. A DIMENSÃO MULTIPROFISSIONAL

É indispensável ao desenvolvimento do nosso programa a participação de uma equipe multiprofissional da área da saúde. A colaboração entre profissionais de educação física, nutricionistas, fisiologistas, endocrinologistas, cardiologistas e psicólogos permite um olhar muito mais abrangente, levando em conta os diferentes aspectos que influenciam holisticamente o processo de emagrecimento. Nesse sentido, mantemos parcerias com alguns dos mais notáveis especialistas do segmento em questão, de forma a garantir a eficácia do método e a saúde do aluno.

Mello Cury

Emmanuelly e Juscelia

  • 2. RESPEITAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Não existem dois seres vivos iguais e os indivíduos reagem de forma diferente aos estímulos aplicados, seja no campo dos sistemas metabólicos ou no âmbito dos processos moleculares ou, ainda, na esfera dos fenômenos neuromusculares. Dessa forma, um programa de emagrecimento deve ser individualizado e personalizado, uma vez que atividades físicas prescritas genericamente por algum aplicativo produzem resultados medíocres, aumentam o perigo de lesões e são um risco para a saúde.

Mello Cury

Emmanuelly antes e depois (PARABÉNS!!)

  • 3. CONTROLAR A INTENSIDADE DOS ESTÍMULOS PELA FC

É imprescindível prescrever e controlar a intensidade dos estímulos na aplicação das cargas de treinamento, quando se tem em vista o emagrecimento. Ao contrário da grande maioria dos programas de perda de peso, que não leva em consideração essa premissa, o Método dos 4 Ps utiliza as chamadas “zonas alvo”, que são faixas de frequência cardíaca calculadas a partir da FCmáx do aluno, monitoradas durante os treinos por meio de frequencímetros e que correspondem, cada uma delas, a diferentes objetivos no processo de emagrecimento. Negligenciar a necessidade de controlar a intensidade na aplicação das cargas de treinamento resulta na ineficácia do método utilizado, na ampliação da possibilidade de lesões e se constitui no maior erro que o treinador pode cometer.

Mello Cury

Encerrando o treino com os alongamentos, para evitar os encurtamentos musculares

  • 4. CONSIDERAR A ESPECIFICIDADE DAS METAS

A definição de metas específicas em curto, médio e longo prazo, favorecendo a aderência do aluno ao programa de treinamento durante o processo de emagrecimento, demanda diferentes escolhas da metodologia, da periodização e da prescrição das sessões de treinamento. A aplicação de estímulos sem levar em consideração o princípio da especificidade de cada meta estabelecida para cada período do processo de emagrecimento (desintoxicação, emagrecimento, consolidação dos resultados e manutenção) implica em resultados medíocres, risco para a saúde e potencialização do “efeito sanfona” (reganho da massa gorda perdida inicialmente).

Mello Cury

COM A TURMINHA DA TARDE!!

  • 5. SOBRECARGA DE ACORDO COM PROTOCOLOS CIENTÍFICOS

Quando os métodos de treinamento são aplicados, o organismo sofre adaptações (no nosso caso o emagrecimento) que ocorrem como uma resposta fisiológica ao stress provocado pelos estímulos. A questão é que, após um determinado tempo sendo submetido a uma mesma carga, esse estímulo passa a não ser suficiente para provocar novas adaptações. Daí a necessidade de que, gradativamente, a sobrecarga seja aumentada de acordo com protocolos científicos (e NÃO de forma aleatória e sem critério), com vistas a um emagrecimento saudável, consistente, seguro e sem lesões.

Mello Cury

Clecyane e Emmanuelly Queimando!!!

  • 6. TRABALHAR NA ZONA DE FATMAX

FATMAX é uma zona de intensidade de exercício aeróbio (calculada a partir da determinação da frequência cardíaca máxima do indivíduo) na qual ocorre maior oxidação de gordura a partir da lipólise, ou seja, intensidade onde é maior o uso de gordura para produzir a energia que está sendo necessária para a realização daquela atividade. Qualquer programa de treinamento com vistas ao emagrecimento deve priorizar a aplicação de métodos que possibilitem a aplicação dos estímulos aeróbios na zona de FATMAX.

Mello Cury

Guilherme e Ana Cláudia

  • 7. UTILIZAR O HIIT, O HIRT E O SIT PARA O EFEITO EPOC

A utilização do HIIT (High-Intensity Interval Training), do HIRT (High-Intensity Resistance Training) e do SIT (Sprint Interval Training) para produzir o efeito EPOC complementa a prescrição dos demais métodos utilizados no nosso programa de emagrecimento. O EPOC é um efeito celular onde o corpo consome mais oxigênio para produzir ATP via lipólise (queima de gordura) após o término do exercício, tendo em vista a necessidade de restauração dos processos fisiológicos do organismo (homeostase). Como consequência, a queima do principal substrato utilizado para produzir energia em repouso (gordura) se mantém alta mesmo depois do fim do treino.

Mello Cury

Descontração muscular no fim do treino!

  • 8. Manter a massa magra com o treino funcional

Inúmeros estudos científicos comprovam que o treino funcional resistido preserva a massa magra, mesmo com o indivíduo sendo submetido a uma dieta restritiva. A importância de manter a integridade da massa muscular em um programa de emagrecimento é impedir a redução da taxa metabólica de repouso e do gasto calórico durante o dia. Além desse motivo, o treino funcional tem por finalidade fortalecer as articulações, tendões e ligamentos, tendo em vista as exigências dos treinos aeróbios em FatMax e as solicitações cíclicas, localizadas e de longa duração, características da aplicação da metodologia de alto volume em indivíduos com sobrepeso.

Mello Cury

Com a turminha da manhã!!!

  • 9. Ajustes do estímulos por protocolos científicos

O Método dos 4 Ps utiliza protocolos comprovados cientificamente para a prescrição dos exercícios, considerando as condições iniciais do aluno e tendo em vista a COMPLEXIDADE e o nível de DIFICULDADE que os exercícios apresentam, bem como o dimensionamento individualizado dos estímulos de VOLUME, INTENSIDADE, DURAÇÃO, FREQUÊNCIA e DENSIDADE das cargas de treinamento, de modo a promover o emagrecimento saudável, preservando a integridade dos sistemas orgânico e neuromuscular do aluno e reduzindo o risco de lesões.

Mello Cury

Sarah, firme na pliometria!!!

  • 10. UTILIZAR UMA PERIODIZAÇÃO CRÍTICO ANALÍTICA

Nosso programa de emagrecimento adota variações da periodização clássica tendo em vista a análise crítica dos diferentes contextos (dieta prescrita, idade, gênero, composição corporal, condições físicas iniciais, FC máxima, FC no limiar anaeróbio, background de atividade física, avaliação física, avaliação nutricional, número de treinos na semana, metas estabelecidas, testes de carga periódicos, etc.) que devem ser levados em consideração no planejamento e desenvolvimento dos mesociclos e microciclos integrantes do macrociclo anual. SEM PERIODIZAR NÃO VAI FUNCIONAR!!.

Mello Cury

Sarah, Parabéns!!!

  • 11. BASEAR AS DECISÕES NOS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO

Os princípios do treinamento são pressupostos comprovados cientificamente, irrefutáveis e absolutos, e devem, obrigatoriamente, nortear qualquer programa de preparação física com vistas ao emagrecimento seguro, consistente e sem risco de lesões, de forma a não comprometer a saúde de quem está suportando consideráveis exigências de esforço com o propósito de reduzir sua massa corporal composta de gordura.

Mello Cury

DANIELA E GINALDO, VOANDO!!

  • 12. PROMOVER A RECOMPOSIÇÃO CORPORAL

Uma das diretrizes do nosso método é promover a recomposição corporal (redução da massa gorda e aumento da massa magra) ao combinar os exercícios aeróbios na intensidade de FatMax (visando ampliar a utilização da gordura como como combustível para produzir energia) com o treinamento resistido funcional (tendo em vista os trabalhos científicos que comprovam o efeito hipertrófico do aumento progressivo do número de repetições, mantendo a carga constante), obedecendo os protocolos que orientam a progressividade dos estímulos em questão.

Mello Cury

Lu Ribeiro, Caprichando nos isométricos para firmar tudo!!!

  • 13. TREINAMENTO INTEGRADO COM A DIETA PRESCRITA

Nosssos protocolos de treinamento consideram as metas estabelecidas para cada aluno (princípio da especificidade), assim como as condições físicas iniciais, as dificuldades técnicas e o somatotipo de cada um (princípio da individualidade biológica) integrados e de acordo com a escolha e prescrição da dieta definida pelo nutricionista (convencional, lowcarb, vegetariana, lacto-vegetariana, vegana, mediterrânea, cetogênica, jejum intermitente, dietas detox, paleolítica, dietas combinadas, etc.), de forma a garantir um emagrecimento consistente, seguro e sem riscos para a saúde.

Mello Cury

Com a turminha do fim de tarde!!!

  • 14. USAR PROTOCOLOS DE ESTÍMULOS NO LIMIAR ANAERÓBIO

Nosso programa inclui também protocolos de estímulos individualizados de atividades com intensidade no limiar anaeróbio (controlados pela frequência cardíaca), procedimento que, em conjunto com a dieta, tem por finalidade promover um stress que aumente a secreção dos hormônios lipolíticos (GH, Cortisol e as Catecolaminas) de forma a ativar as reações enzimáticas (enzimas lipases) que por sua vez, quebram as moléculas dos triglicerídeos (gordura) presentes nos adipócitos (células que armazenam gordura) em moléculas de ácidos graxos livres e glicerol (processo de lipólise), possibilitando a produção de energia pela queima (oxidação) dos ácidos graxos (gordura).

Mello Cury

Daniela e Ginaldo, caprichando no aperfeiçoamento técnico

  • 15. APLICAR PROTOCOLOS PARA MANTER A PERDA DE PESO

No Método dos 4 Ps é fundamental a manutenção dos resultados, evitando assim o “efeito sanfona” (reganho da massa gorda). Para isso, como a gordura só é metabolizada dentro das mitocôndrias celulares, utilizamos protocolos que tem por finalidade promover o aumento do tamanho e do número de mitocôndrias, bem como a ampliação da atividade enzimática. Esses fenômenos dependem de um impacto fisiológico provocado por diversas proteínas, sendo a principal delas a AMPK, que tem sua resposta ativada pelos hormônios das catecolaminas, cuja secreção é potencializada pela aplicação de um determinado protocolo de VOLUME de treinamento desenvolvido pelo Método dos 4Ps e baseado em pesquisas e estudos científicos.

Mello Cury

Luisa Stefania, Proprioceptivos para melhorar a estabilidade e deixar tudo durinho!!

  • 16. PERIODIZAR RESPEITANDO AS FASES DO EMAGRECIMENTO

O nosso protocolo de periodização foi desenvolvido tendo em vista as quatro fases do programa de emagrecimento: desintoxicação (período de adaptação), emagrecimento (período de resultados esperados), reeducação alimentar (período de consolidação dos resultados) e manutenção (período de equilíbrio). Cada um desses períodos requer uma prescrição específica da dieta estabelecida pelo nutricionista e da metodologia do treinamento selecionada, com estímulos adequados para o estágio de desenvolvimento em que o aluno está durante o processo de perda de peso. Errar na periodização implica em ineficácia dos treinos, em reganho da massa gorda perdida, vai gerar frustrações, pode provocar lesões e comprometer a saúde.

Mello Cury

Clecy e Will, fazer parte da paisagem não tem preço!

  • 17. USAR PROTOCOLOS DE ELEVAÇÃO DO VO2 MÁXIMO

A queima de gordura para produzir energia é um processo metabólico aeróbio, ou seja, depende da possibilidade do indivíduo em utilizar o seu VO2 máximo, que é a maior taxa de captação, transporte e utilização do oxigênio atmosférico durante um exercício, ou seja, o volume máximo de oxigênio utilizado como comburente pelo organismo. Quanto maior for o VO2máx. do indivíduo, maior será sua taxa metabólica e melhor será sua capacidade de queimar gordura. O Método dos 4 Ps utiliza protocolos e métodos que têm por finalidade a elevação do limiar anaeróbio, o aumento do VO2máx do aluno, e a consequente ampliação da queima da gordura.

Mello Cury

Ginaldo e Maria, exercícios funcionais essencial parte dos treinos!

  • 18. QUEIMAR OS ESTOQUES MUSCULARES DE LIPÍDIOS

A inclusão dos treinos resistidos funcionais no Programa dos 4Ps, além dos objetivos relacionados com a preservação da massa magra e do efeito hipertrófico quando da aplicação dos protocolos de aumento progressivo do número de repetições mantendo a carga constante (processo de recomposição corporal), contribui também para o processo de emagrecimento na medida em que modulam a atividade das enzimas lipolíticas e da mesma forma que o trabalho em FatMax promove a lipólise nos adipócitos, as catecolaminas ativadas por essa categoria de exercícios contribuem para promover a lipólise nos estoques musculares de lipídios, complementando a queima de gordura corporal.

Mello Cury

Werick e Diego, curtindo a natureza!!

  • 19. EMAGRECIMENTO E O TREINAMENTO INVISÍVEL

O treinamento é um grande desafio para quem precisa emagrecer. Os estímulos são necessários para mobilizar os processos adaptativos e impulsionar a queima de gordura, porém, as solicitações metabólicas e neuromusculares provocam um desgaste que obrigam o treinador promover a recuperação do seu aluno. Nesse sentido, chamamos de “preparação invisível” a aplicação de determinadas práticas, como os exercícios respiratórios, a yoga e as massagens. A yoga promove uma resposta de relaxamento decorrente da diminuição generalizada na excitação somática produzida pelo sistema nervoso autônomo. A massagem bioenergética e a reflexoterapia (reflexologia) reintegram os fluxos de energia, reduzem o stress físico e emocional e os desequilíbrios resultantes da má circulação da bioenergia no corpo físico, favorecendo a recuperação do organismo, a regeneração dos tecidos e o restabelecimento da homeostase.

Mello Cury

Débora e Manoela, relax depois do treino, porque ninguém é de ferro!!

  • 20. TRABALHAR EM CONTATO COM A NATUREZA

Tendo em vista que os mais notáveis resultados da aplicação do nosso programa de emagrecimento foi trabalhando em contato com a natureza, escolhemos como principal estratégia motivacional visando a aderência ao programa, realizar 50% dos nossos treinos em parques, bosques e trilhas, com os alunos integrados à paisagem, sob a luz do sol, respirando ar puro, sentindo o vento no rosto, absorvendo a energia do verde e desfrutando do privilégio de se exercitar em espaços amplos, principalmente, após o confinamento imposto pela pandemia.

MÉTODO 4Ps

Você precisa saber que

  • O MÉTODO DOS 4Ps considera e respeita, em todas as suas diretrizes, os estudos e recomendações das principais organizações internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a American Heart Association (AHA), o American College of Sports Medicine (ACSM) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) entre outras, objetivando o emagrecimento saudável e seguro dos seus alunos.
  • É fundamental treinar com quem estudou o assunto. Não é incomum, por exemplo, encontrarmos receitas de treinamento na internet ou, até memo, aplicados por treinadores formados, prescrevendo pausas com a duração de 30 segundos entre estímulos aplicados no HIIT, seja qual for o indivíduo que está sendo submetido ao treinamento. Se o professor estiver aplicando o método para uma jovem de 20 anos ou para uma senhora de 35 anos que acabou de ter o terceiro filho, ou ainda, para uma veterana da terceira idade, a prescrição continua a mesma: intervalos de 30 segundos. NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! O intervalo entre os estímulos está relacionado com a redução da FC e deve ser monitorado por frequencímetros. O princípio da individualidade biológica ao mesmo tempo que nos alerta para esses absurdos, sinaliza também o risco para a saúde da aplicação de protocolos genéricos, sem fundamentação científica e prescritos inconsequentemente.

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O PROFESSOR CURY

Excelente profissional.

Ele ama o que faz.

Grande mestre! Gratidão.

É um privilégio treinar com ele.

Conhecimento gigantesco.

Experiência enriquecedora.

Enciclopédia, sabe tudo!

Metodologia excelente, na teoria e na prática!

Professor incrível.

Grande mestre!

Mestre excepcional!

Carismático e com uma mente brilhante.

Muita sabedoria!

Altamente capacitado!

Profissional espetacular e inspirador.

Ele é incrível e escreveu ótimos livros!

Muito conhecimento!

Gratidão!

É gratificante poder compartilhar a experiência que estou tendo.

Só tenho o que agradecer!

NÃO ARRISQUE A SUA SAÚDE

TREINE COM QUEM TEM VIVÊNCIA PRÁTICA

CARREIRA ACADÊMICA DE SUCESSO

EXPERIÊNCIA EM TREINAMENTO

RESULTADOS RECONHECIDOS

MUDE A SUA VIDA!!

COM O MÉTODO DOS 4Ps OS RESULTADOS VÃO APARECER, VÃO SE MANTER E VOCÊ VAI EMAGRECER!!

Ligue Agora